Faixa a Faixa cd Espelho da Alma

Posted by Infest Hard Core On

 


Se voce alguma vez já parou pra ouvir o cd Espelho da Alma,provavelmente assim como eu,curtiu muito as letras da banda e aproveitando a oportunidade que tivemos de entrevistar a banda, pedi ao Lucas vocalista da banda Pense pra que fizesse um comentario faixa-a faixa do cd,que ele havia feito anteriormente no blog Velho rabugento
01- Dia corrido:

Quase todo mundo passa por um momento na vida em que é preciso fazer mil coisas ao mesmo tempo, parar de sair tanto com os amigos, trabalhar mais pra juntar dinheiro, enfim, varias razões pra viver de uma forma frenética que te faz perder o simples prazer de comer uma comida saboreando seu sabor. Essa música fala sobre isso, não que nós somos contra, faz parte da vida se sacrificar um pouco, a sugestão é que você não faça disso sua rotina pro resto da vida, ou até mesmo abrir mão de ter algumas coisas pra passar mais tempo fazendo o que realmente é importante pra você.

02-  Amigos valem mais do que asfalto:

O nome da música veio de uma conversa com um amigo (Dandan), em que estávamos falando sobre o Brasil , sobre ir pra fora do país etc... E no final da conversa ele virou pra mim e falou "É... mais os amigos valem mais do que asfalto" e ai eu fiquei com essa ideia na cabeça, e eu estava escrevendo uma música sobre o que nós podemos orgulhar do Brasil, então encaixou muito bem na letra, que traz basicamente uma ideia de acreditar na evolução do país e ver que o que nós reclamamos não passa de um reflexo de nós mesmos. Quando a gente reclama que o político rouba, a gente tem que lembrar que  também omitimos declarações sobre renda. Mas apesar de tudo eu acho que é essencial acreditar no País , que as pequenas atitudes no nosso cotidiano pode fazer sim grande diferença, posso não ser o melhor exemplo de cidadão mas acredito que reconhecer e acreditar é o primeiro passo pra mudança.

03 - Máquina do tempo:

Conta a história de uma pessoa que se dedicou ao máximo a sua carreira profissional  e ao fim da vida percebeu que tinha abrido mão de coisas mais importantes do que um bom salário. É importante dizer, que essa letra não é uma critica a ambição, acho que a ambição é uma coisa muito importante, mas como diz a música "A ambição é boa quando ela faz sentir valer a pena". O grande negócio é saber o quanto abrir mão e o quanto aceitar uma situação.

04 - O homem do centro da cidade:

Fala sobre desigualdade social,  "Me levante pois eu quero ver o mundo dai de cima" , não só porque o cara está literalmente no chão como também ele está na classe social mais baixa.

05- O mundo é dos espertos:

Essa música fala sobre varias ideias, começa falando na dificuldade de fazer as cosias do jeito certo  e de como pequenas mentiras se tornam problemas mais graves. Fala sobre como nós ficamos apegados as coisas e como nos acostumamos com os absurdos do dia-dia. Ele fecha deixando uma frase de incentivo a todos não deixarem de lado o acreditam pra se tornar pessoas melhores.

06 - Vida Urbana:

É uma música sobre o nosso cotidiano, ela é um pouco parecida com a "O mundo é dos espertos" pois fala sobre a cidade, porém a parte final da música é uma reflexão de como que por mais que a tecnologia avance,é a coisa mais simples que ainda continua sendo a mais importante, desde sempre, o relacionamento entre as pessoas, e é isso que a principal parte do avanço tecnológico tenta aprimorar, são as redes sociais, os aparelhos celulares, os carros,  as inovações mais queridas pela maior parte da humanidade, pois são feitas para nos aproximar mesmo estando longe, o problema é que isso não é suficiente e nada substituí um encontro pessoal, não que eu seja contra a tecnologia, mas acho que muita gente deixou isso fazer o contrário, as pessoas ficaram mais distantes das outras, talvez por comodismo ou talvez pela própria impossibilidade de aproximação, e o pior, por muitas vezes por causa do vazio causado as pessoas criam uma necessidade de falar pra si mesmas e pros outros que a vida dela é muito boa, e ai a tecnologia começa a entrar não como um meio de aproximação mais um meio de exibir uma falsa superioridade, então pra ela, ter um celular e um carro de ultima geração, significa ser superior ao outro, e os meios que teoricamente foram feitos pra aproximar as pessoas acaba tendo o efeito contrário, afastando mais as pessoas um das outras, é essa a "tecnologia do disperdicio" que a música fala, não que a tecnologia seja um disperdicio, é só a maneira como estamos lhe dando com ela.

07 - Espelho da alma:

Leva o nome do CD, é uma música um pouco diferente das outras, não é tão veloz, porém é bem enérgica . O tema dela é auto-conhecimento. Um incentivo a pessoa ser o que ele acredita, independente do que qualquer um irá pensar.

08 - Redenção

É a música que mais pessoas me procuram para perguntar o significado dela. Me perguntam sempre o que é a redenção, se é religião, droga, sexo... E na verdade, da mesma forma que cada pessoa tem sua própria redenção, na música o significado de redenção pode ser qualquer coisa, depende da pessoa, mas acredito que todo tipo de redenção se encaixa. Não significa que eu sou contra nem que sou a favor, é uma música feita pro ouvinte responder, se realmente vale a pena. Ela é também uma reflexão sobre como nós nascemos já inseridos nesse jogo social, com pouco tempo de vida vamos pra escola, com o objetivo de um dia termos uma profissão, e passamos o resto da vida trabalhando, cumprindo obrigações mais do que fazendo qualquer outro tipo de coisa, e é aí que nós pegamos algo pra ser o sentido da nossa vida, pra pelo menos sentir que tudo isso que fazemos vale a pena. Eu não estou falando que as pessoas não deviam estudar e trabalhar, mas acho que todo esse esforço que cumprimos, as vezes sem perceber, tem de ser recompensado, e é essa a maior busca da humanidade, o significado da vida, e na verdade ela pode ter o significado que você quiser , então faça valer a pena.

09 - Coragem

Se um dia você precisar de falar alguma coisa pra alguém , em que aquela é uma oportunidade única e você está com muito medo da resposta, ouça essa música.

10 - O rebelde virtual

É a música mais antiga da banda , porém com um tema bem atual. Ela é basicamente uma critica aos rebeldes sem causa, as pessoas que usam o hardcore como forma de status pessoal, que ficam falando que conhecem mil bandas como se isso significasse alguma coisa, emfim , a todas as pessoas vazias que precisam um pouco mais de realidade pra perceber que a vida vai muito além do quão "hardcore" você é no facebook.

11 - Não, nós não somos originais

Não é uma ironia, eu realmente acredito que nós não somos originais, acho que originalidade é de uma certa forma uma mentira, faz parte do ser humano ser um pouco de alguma coisa que ele gosta, e isso não é necessariamente uma coisa ruim. Pra mim o principal problema é fechar a cabeça e achar que é superior aos outros, e pior, criticar os outros por não ser "diferente" igual a todos os "diferentes" do grupo dos "diferentes", que na verdade parecem xerox usando as mesmas roupas, gostando das mesmas bandas e tatuando as mesmas cosias no corpo. Eu não sou contra o nosso estilo visual, eu gosto de tatuagem, de alargador, gosto de usar camisa de banda, mas acho que a gente tem que assumir que isso não tem nada de original, e parar de ser tão ignorante em relação a qualquer coisa que venha de fora. Perceber que a principal mudança e a mais importante vem do nosso interior, afinal todo mundo muda, e como diz a música "Quem ainda não mudou, eu sei que vai mudar". Nós viemos ao mundo pelados, sem ideologia, sem pensamentos e um dia a gente sente a necessidade de sermos alguém, então não acho errado alguém "ser alguma cosia" mas acho que não devemos tentar ser nada (Em relação a estilo de vida), isso é uma coisa natural, que vem de dentro e não tem nada a ver com ser aceito por um grupo, é quase que um processo automático. Você não começa a ouvir hardcore pra fazer parte de um grupo, você se identifica com uma música frenética, que diz muitas coisas com grandes significados pra você, e descobre que aquilo se chama hardcore, e você sente que isso faz parte de você, não de um grupo ao qual você quer receber uma ficha de participação. Esse é o tema da musica, é a maior do CD , com a maior letra, mas mesmo assim ainda dava pra escrever mais.

12 - Eu prometo que vou tentar

Essa música fecha o CD, não queríamos terminar criticando alguma coisa, ou terminar com alguma mensagem negativa, e essa é a música mais positiva do CD, ela é um incentivo, e de todas, é a que mais repete o refrão, que traz a principal mensagem do CD, depois de falar sobre tantas coisas, é o resumo da atitude que queremos ter em relação a tudo: "Vou tentar nunca mais cair nas mesmas falhas, lembre sempre que nada que é bom vai vir de graça, não vou esperar que alguém escreva a minha história, nessa vida quem ficar parado se conforma". Então a mensagem dela é essa, tente, persevere, acredite nas suas ideias, aprenda com os erros, pois nós só temos essa vida, então faça valer a pena!


Categories: , ,